quarta-feira, 22 de julho de 2009

A SEMENTE...

A SEMENTE CAIU
Lucas 8:4-15
Jesus nesta parábola, fala-nos de uma semente, que é lançada á terra, e fala-nos também dessa terra. Nesta parábola achamos lições importantes, porque ela tem aplicação não somente para aqueles que são incrédulos, como para os próprios crentes..

1) O SEMEADOR
Primeiramente Jesus fala-nos do semeador e diz:"o semeador saiu a semear". Quem é o semeador , senão aquela pessoa
que recebeu a responsabilidade de semear a Palavra de Deus. Há uma responsabilidade sobre todos nós, cristãos, para
fazermos esta sementeira, e podemos dizer de um modo geral que todos nós somos semeadores. Na verdade, cada cristão é um semeador, cada cristão deve procurar sempre espalhar a Palavra de Deus. Esta foi a tarefa deixada por Jesus a cada discipulo. Eles deviam ir por toda a parte e espalhar a semente do Evangelho. Todos nós. portanto, somos semeadores,
e os semeadores têm de sair e semear. Não ficar em casa, porque se ficar não pode semear. Se não semear, não pode colher e se não colher não pode viver, o que significa que a inactividade será para os crentes a morte. Não poderemos colher os bens espirituais, não poderemos ter vida abundante em Jesus, se não semearmos.

Mas, além deste aspecto geral em que todos somos semeadores, há um aspecto especial em que alguns são semeadores.
Semeadores por excelência, por vocação de Jesus Cristo, cuja responsabilidade principal nas suas vidas é esta: há quem
o Senhor chama especialmente para esta tarefa de anunciar a Palavra de Deus. Estes "saem" a semear . É a sua Missão,
é a sua responsabilidade. Têm de semear pelas mesmas razões que já falámos, somos apenas servos ou mordomos que recebemos uma semente para espalhar. A semente não é nossa, ´é do próprio Deus, porque a semente é a Palavra de Deus
e nós somos mordomos de Deus que saimos a lançar a semente que o Senhor da seara nos entregou, E, nesta qualidade
de mordomos ou servos temos de desempenhar esta tarefa da melhor maneira possivel. com todas as nossas forças
,com todo o nosso zelo e cuidados possiveis. Resumindo, semeamos porque essa é a nossa responsabilidade.

E depois, se somos na verdade servos, não podemos escolher a semente que lançamos á terra. Há quem julgue que pode escolher a semente, arranjando uma mensagem ou um estudo a seu próprio gosto, uma mensagem que satisfaça os seus
interesses, ás vezes escondidos,. Nós não temos essa autoridade. A semente é-nos entregue, e tal como nos é entregue
deve ser lançada á terra. É-nos dada pelo próprio Deus. Não podemos alterá-la nem substitui-la. É aquela e só aquela.
É a Palavra de Deus, nada mais. Esta é a semente que recebemos de Deus. É o Evangelho que Paulo pregava a toda a gente, advertindo que se alguem anunciasse outro evangelho, ainda que fosse um anjo, será anátema, ou seja maldito.
Paulo recebera uma semente de Deus, para espalhar por todo o mundo e não podia substitui-la. A sua responsabilidade
estava tanto em semeaar, como preservar a pureza dessa semente. Nem ele, apóstolo de Jesus, revestido desta autoridade
especial, podia alterar ou substituir uma tal semente. Foi a que recebeu, foi a que transmitiu, tal como nos diz por
ocasião da entrega da Ceia "aquilo que recebi também vos ensinei".

Paulo tinha recebido ensinamentos de Jesus, e tal como d´Ele recebera assim transmitia. Não podemos alterar nem permitir que outros alterem a semente que é a Palavra de Deus e que tem que ser pregada tal como nos aparece
na sua pureza e simplicidade, para que seja capaz de manifestar a sua vitalidade. Muitos que conhecemos por vezes
cobrem a Palavra de Deus com tais "roupagens" que por vezes a privam de entrar em contacto com a "terra",gentes,
e de se reproduzirem.
E se a semente não for da escolha do semeador, também a terra o não é. Aliás, quando lançamos a semente, não sabemos qual é a qualidade da terra, daí que não podemos escolher, porque toda a terra deve receber esta semente.

2) - A SEMENTE
Jesus diz que a "semente" é a Palavra de Deus. É aquilo que Jesus chamava de Evangelho do reino. Aquele Evangelho que é anunciado e do qual resulta a extensão do reino de Deus. Evangelho que é a Boa Nova para os corações, boa nova
para os que se encontram perdidos no pecado. A semente que semeamos é também toda a palavra que sai da boca de
Deus. Não podemos esconder uma parte do Evangelho, ou porque não nos agrada ou porque não agrada a outros. Uma
tentação que existe também é esconder ou omitir uma parte da mensagem, porque pode ir ferir sensibilidades. Irmãos,
a responsabilidade que temos é de anunciar toda a Palavra, e há palavra que fere, que é dificil de ouvir, mas nós temos que a anunciar, porque ela é semente, e a semente tem de ser semeada intacta. A carta a Tiago chama a esta semente
" a fé que uma vez foi dada aos santos", fé que lhes foi dada para que a recebessem em seu coração e para que a transmitissem a outros corações, porque os santos, como todos sabem, no sentido das Escrituras, são todos aqueles que
são salvos e santificados por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Concluimos assim que tudo quanto encontramos nas Escrituras e que procuramos entender com precisão, com a Graça divina, tudo é para ser ensinado, aprendido e praticado em nossas vidas.

"O semeador saiu a semear". Que semente é que temos espalhado? Semente boa, falsa, imperfeita, imprópria? Há uma
semente que nos foi entregue e á qual devemos ser fiéis. Semente que por vezes é dificil de entrar em certos terrenos,
semente que por vezes escandaliza. Mas não estranhemos nunca que alguem que oiça a Palavra de Deus se escandalize.
porque já isso aconteceu com o próprio Jesus Cristo, abandonando-O porque não aguentaram ouvir o Seu discurso.
Não nos deve pesar na consciência que se escandalizem se ensinarmos somente a Palavra de Deus. Esta é a grande
responsabilidade da Igreja, do Seu Corpo. Ai do falso semeador que se atreve a alterar esta semente ou a mudá-la para
agradar a si ou a outros. Se o fizer um dia será chamado a contas. O Justo Juiz lhe dirá solenemente: "dá contas da tua
mordomia".

3) - A TERRA
A terra somos nós próprios, são os nossos corações, as pessoas ás quais se anuncia o Evangelho. É o coração dos incré-
dulos, isto é, dos que ainda estão mortos em delitos e pecados. Porque diremos que é apenas o coração do impio que
precisa da sementeira da Palavra de Deus? Não é verdade, que devemos operar em cada dia a nossa salvação? Em cada
dia devemos ouvir a Palavra de Deus, para a nossa santificação e aperfeiçoamento. Devemos crescer, ouvindo-a, alimen-
tando-nos dela, Palavra.

Existem cristãos que querem crescer espiritualmente, com muita rapidez, sem nunca se darem ao trabalho de ler, estudar
e meditar nas Escrituras, com oração. São cristãos que vivem de ilusões. Essas pessoas quer aceitem, quer não aceitem só crescerão conhecendo bem a Palavra de Deus, estudando-a, meditando-a e guardando-a.

Jesus Cristo fala de 4 qualidades do terreno. Diz que uma semente cai junto ao caminho. Todos devem saber alguma coisa de agricultura. Talvez já terão visto um semeador a lançar a semente á terra e sabem que toda a semente que cai junto dos caminhos acaba por ser pisada e se estraga ou então veem as aves e a comem e a semente perde-se.

Outra semente caiu em pedregais. Já temos visto plantas crescerem entre pedras, faltam-lhes as raizes para verem humus necessário para a sua sobrevivência. A semente germina, na rocha, mas depois não tem a possibilidade de lançar as suas raizes e seca; vem o sol abrasador do estio e a planta raquitica não resiste e morre.

Outra semente cai entre espinhos. A terra talvez seja boa, mas tem muita erva daninha, muitos espinhos. A semente germinou, a planta desenvolveu-se, mas a par dela cesceram também os espinhos, abafaram-na de tal modo que a planta se tornou estéril.

Outra semente caiu em boa terra, terra preparada, disposta, de qualidade boa, recebeu a semente, brotou e produziu
com abundância.

Jesus deu a explicação desta parábola. A semente que cai junto do caminho, são os que ouvem a Palavra de Deus
mas vindo o diabo tira-lhes do coração endurecido o que ouviram. Quantos não têm sido "a terra á beira dos caminhos"
A semente é lançada, ouvem-na, mas encontrou resistência, não teve possibilidade de se aprofundar e depressa o diabo chega, arrebata-a perdendo-se os seus efeitos. Quantos impios não têm ouvido a Palavra e a têm rejeitado, quantos?
Quantas pessoas temos visto emocionadas com a semente que ouviram, em resposta aos apelos dos pregadores, levantam
seus braços. Gente que depois a frio, no contacto com a familia, os amigos, os colegas logo esquecem e
perdem o que ouviram. Porquê? Porque a semente caiu á beira do caminho, não teve possibilidade de lançar suas raízes,
e o diabo veio e arrebatou-a porque ainda não se tinham firmado. Mas isto também acontece com os cristãos. Veja-se
este exemplo. Cristãos que depois de um empolgante estudo biblico ficam impressionados e desatam a fazer votos para
isto e mais aquilo e depois, quando saem da igreja, ao contactarem com as dificuldades que não tiveram na igreja,
depressa arrefecem todo o entusiasmo, vem o diabo e arranca a semente.

A outra semente caiu em pedras. Quem são? São os que ouvindo a Palavra a recebem com alegria, mas como não têm raiz,apenas creem por algum tempo e no tempo da tentação afastam-se. Foi gente que ficou impressionada com a Palavra
receberam-na, a germinação começou mas, dolorosamente por entre as pedras; depois surge uma pequena planta que
pode ser obstáculo á semente e o processo pára o crescimento..

É por essa razão que temos conhecimento da existência de cristãos em cujas vidas as sementes germinam bem, até
foram batizados, mas na hora em que as tentações - que são as tais plantinhas que surgem - chegam, não se aguentam e
não se vêm mais nas igrejas. Perdem a alegria do Senhor, a consagração esfria, o entusiasmo arrefeceu. Que aconteceu?
A semente caiu entre pedras.

Outra caiu entre espinhos. Estes são os que ouviram a Palavra cujos efeitos no imediato são sufocados pelos cuidados deste mundo. A semente caiu, a terra até talvez seja boa, é um coração disponivel, a semente radica-se cresce, planta,
mas porque não tem capacidade de resistência apaga-se.

Finalmente a boa terra.A semente que nela foi lançada tinha condições, germinou, enraizou, desenvolveu-se gradualmen-
te em segurança e o fruto apareceu. A sua produção foi de cento por um.

apenas creem por algum tempo e no tempo da tentação desviam-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário