sexta-feira, 26 de junho de 2009

DEPOIMENTO DE UM MEDICO

DEPOIMENTO DE UM MÉDICO ONCOLOGISTA DO RECIFE

Nós médicos somos treinados para nos sentirmos "deuses". Só que não o somos! Não acho o sentimento de onipotência de todo ruim, se bem dosado. É este sentimento que nos impulsiona, que nos ajuda a vencer desafios, a se rebelar contra a morte e a tentar ir sempre mais além. Se mal dosado, porém, este sentimento será de arrogância e prepotência, o que não é bom. Quando perdemos um paciente, voltamos à planície, experimentamos o fracasso e os limites que a ciência nos impõe e entendemos que não somos deuses. Somos forçados a reconhecer nossos limites!

Recordo-me com emoção do Hospital do Câncer de Pernambuco, onde dei meus primeiros passos como profissional. Nesse hospital, comecei a freqüentar a enfermaria infantil, e a me apaixonar pela oncopediatria. Mas também comecei a vivenciar os dramas dos meus pacientes, particularmente os das crianças, que via como vítimas inocentes desta terrível doença que é o câncer.

Com o nascimento da minha primeira filha, comecei a me acovardar ao ver o sofrimento destas crianças. Até o dia em que um anjo passou por mim.

Meu anjo veio na forma de uma criança já com 11 anos, calejada porém por 2 longos anos de tratamentos os mais diversos, hospitais, exames, manipulações, injeções e todos os desconfortos trazidos pelos programas de quimioterapias e radioterapia.

Mas nunca vi meu anjo fraquejar. Já a vi chorar sim, muitas vezes, mas não via fraqueza em seu choro. Via medo em seus olhinhos algumas vezes, e isto é humano! Mas via confiança e determinação. Ela entregava o bracinho à enfermeira e com uma lágrima nos olhos dizia: faça tia, é preciso para eu ficar boa.

Um dia, cheguei ao hospital de manhã cedinho e encontrei meu anjo sozinho no quarto. Perguntei pela mãe. E comecei a ouvir uma resposta que ainda hoje não consigo contar sem vivenciar profunda emoção.

Meu anjo respondeu: - Tio, às vezes minha mãe sai do quarto para chorar escondido nos corredores. Quando eu morrer, acho que ela vai ficar com muita saudade de mim. Mas eu não tenho medo de morrer, tio. Eu não nasci para esta vida!

Pensando no que a morte representava para crianças, que assistem seus heróis morrerem e ressuscitarem nos seriados e filmes, indaguei: - E o que a morte representa para você, minha querida? - Olha tio, quando a gente é pequena, às vezes, vamos dormir na cama do nosso pai e no outro dia acordamos no nosso quarto, em nossa própria cama não é? (Lembrei que minhas filhas, na época com 6 e 2 anos, costumavam dormir no meu quarto e após dormirem eu procedia exatamente assim.)

- É isso mesmo, e então? - Vou explicar o que acontece, continuou ela: Quando nós dormimos, nosso pai vem e nos leva nos braços para o nosso quarto, para nossa cama, não é? - É isso mesmo querida, você é muito esperta! - Olha tio, eu não nasci para esta vida! Um dia eu vou dormir e o meu Pai vem me buscar. Vou acordar na casa Dele, na minha vida verdadeira!

Fiquei "entupigaitado". Boquiaberto, não sabia o que dizer. Chocado com o pensamento deste anjinho, com a maturidade que o sofrimento acelerou, com a visão e grande espiritualidade desta criança, fiquei parado, sem ação. - E minha mãe vai ficar com muita saudade minha, emendou ela. Emocionado, travado na garganta, contendo uma lágrima e um soluço, perguntei ao meu anjo: - E o que saudade significa para você, minha querida? - Não sabe não, tio? Saudade é o amor que fica!

Hoje, aos 53 anos de idade, desafio qualquer um a dar uma definição melhor, mais direta e mais simples para a palavra saudade: é o amor que fica!

Um anjo passou por mim...

Foi enviado para me dizer que existe muito mais entre o céu e a terra, do que nos permitimos enxergar. Que geralmente, absolutilizamos tudo que é relativo (carros novos, casas, roupas de grife, jóias) enquanto relativizamos a única coisa absoluta que temos, nossa transcendência.

Meu anjinho já se foi, há longos anos. Mas me deixou uma grande lição, vindo de alguém que jamais pensei, por ser criança e portadora de grave doença, e a quem nunca mais esqueci. Deixou uma lição que ajudou a melhorar a minha vida, a tentar ser mais humano e carinhoso com meus doentes, a repensar meus valores.

Hoje, quando a noite chega e o céu está limpo, vejo uma linda estrela a quem chamo "meu anjo, que brilha e resplandece no céu. Imagino ser ela, fulgurante em sua nova e eterna casa.

Obrigado anjinho, pela vida bonita que teve, pelas lições que ensinaste, pela ajuda que me deste. Que bom que existe saudades! O amor que ficou é eterno.

Rogério Brandão Médico oncologista clinico RC Recife Boa Vista D4500

Cremepe 5758

terça-feira, 16 de junho de 2009

DE LOUVOR A DEUS

“Pois não conquistaram a terra pela sua espada, nem o seu braço os salvou, e sim a tua destra, e o teu braço, e a luz da tua face, porquanto te agradaste deles” (Salmo 44.3).

Por sermos humanos, somos nulos diante do inimigo, porém, o poder de Deus – com a operação dos Seus anjos e a revelação da Sua Palavra – é a nossa salvação, porque tudo conseguiremos com a ajuda dEle. O Altíssimo ajudou Israel porque Se agradou do Seu povo, e o mesmo Ele pode fazer por nós.

A nossa força age em Nome de Jesus. O Mestre nos deu autorização para usá-lO em qualquer situação, e Suas Palavras afirmam que, se determinarmos em Seu Nome, Ele mesmo o fará (João 14.13,14). Então, o que você está esperando? Não está na hora de dar um basta no seu sofrimento, de exigir que o maligno e tudo o que vem dele desapareçam de sua vida? Ele sairá agora, se você, com fé e determinação, mandá-lo embora.

Precisamos preparar-nos para a vitória, pois, já que somos aceitos na família divina como Seus filhos, jamais perderemos batalha alguma, pois Ele mesmo, que Se tem agradado de nós, irá conduzir-nos em triunfo. Não importa o combate que você tenha de travar, lute com fé e confiança, na certeza de que o Todo-Poderoso irá protegê-lo e dar-lhe sucesso em todas as suas lutas. Quem O tiver ao seu lado pode marchar confiante, pois, sem dúvida, voltará com a conquista.

Não espere sentir-se forte para obter a êxito, pois essa preparação não acontece por meio dos sentimentos, mas pela fé. Agora mesmo, a autoridade de Deus, Seus anjos e a Palavra dEle estão esperando a sua ordem para cumprir o querer do Pai. Você é quem decide! Então, seja forte, porque os tímidos na fé jamais verão o Altíssimo em ação. Por outro lado, os que crerem verão a glória divina atuar em seu favor (João 11.40).

Israel, pela sua própria força, jamais teria condições de deixar o Egito; todavia, o Onipotente o ajudou. Por quê? Porque Se agradara daquele povo, e o mesmo se dá com qualquer um de nós. Jesus disse que não foi você quem O escolheu, mas Ele o elegeu para que desse muitos frutos (João 15.16). Ele quer libertá-lo e o fará, neste momento, se você Lhe agradar.

Glorificamos o Nome de Deus quando cremos no que Ele afirma e, decididamente, partimos para a batalha. O Senhor gosta de ver os Seus tomando posse da bênção, comendo do bom e do melhor e desfrutando da vida abundante. Para que isso aconteça, basta tomar a decisão de libertar-se do que o atrapalha e faz sofrer. Decida livrar-se do mal e viver com abundância!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

terça-feira, 9 de junho de 2009

É...

Ande nas ruas e veja se é justo,
olhe para o mundo e verá que é um insulto
Velhos e crianças sem esperança, gente de bem que não alcança o
sonho de ter uma casa um lugar para morar
Mães que perderam seus filhos ainda moços, mas se lembram dos rostos, que deixaram de sorrir por cauda das drogas
Sempre surgem novas, comprimidos ou crack destroem milagres da natureza de Deus,
Assaltos que levam, enfartes olhe para o mundo e duvido que seus olhos não embacem,
Gente que se afoga em magoas seria bom se desse pra resolver com lagrimas
Mas lágrimas não fazem contas serem pagas,
Quantas pragas teremos que enfrentar,
Ande pelas ruas e veja a sujeira aumentar
Perceba como fomos deixados à margem, à beira miséria choradeira o sistema te odeia
O sangue do meu Deus escorreu na cruzO sangue do meu Deus mudou destinos
O sangue do meu Deus limpou feridosO sangue do meu Deus salva almas e vidas
Acredito que o sangue de Jesus me fortifica
Acredito que vou herdar a terra prometida
Acredito que vou ter paz por lá, nosso lugar não é aqui
O leão voltará por você e por mim
Todos vivendo juntos na babilônia
canção podre aquela que torna a grande cidade das luzes cheia de luxuria e infâmia
caminhe nas ruas da babilônia e sinta o peso nos ombros, quilombos, senzalas,
Campos de concentração, bombas nucleares, governos tiranos com poder de devastação,
crianças mutiladas no Afeganistão,
crack sendo vendido em são Paulo nas esquinas de são João,
por aqui até loção francesa cheira podre,
gente que tentou fazer parte da sociedade e não pode,
agora enxergam seus sonhos ao longe e o tempo vai passando cabelos brancos,
sepultura simples, pra quem teve vida dura
hospitais cheios de gente baleada, todos os dias morre gente a facada,
seqüestros que terminam em desgraça, eu tento mas não consigo
nunca vou me acostumar com isso.
Não vou ficar louco, vou resistir não vou morrer aos poucos
nem de uma só vez
controlo o meu instinto pra não ir morar no xadrez
Gosto de ver estrelas pois são um pouco que nos resta de uma
historia bela e é difícil ver estrelas de dentro de celas
é duro e doloroso andar pelas ruas olhar bêbados e prostitutas nuas
Aidéticos, mendigos revirando lixo, crianças se humilhando em sinais trocados
paisagem sinistra e macabra que entristece eu grito socorro mas ninguém aparece
quero andar em ruas limpas Quero ver crianças saudáveis,
ver negros e brancos em casas confortáveis
nunca mais quero ouvir sequer um tiro
quero uma pátria nova que me dê abrigo
precisamos de uma nova terra um lugar pra onde ir
não se acostume com isso pois o seu lugar não é aqui.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

OPERAÇAO JUSTIÇA

EFEITO E OPERAÇÃO DA JUSTIÇA
“E o efeito da justiça será paz, e a operação da justiça, repouso e segurança, para sempre” (Isaías 32.17).
A justiça de Deus – realizada pelo Senhor no Calvário, a qual se realiza a cada momento em que cremos na
Palavra – tem duas produções: sendo executada, ela faz a paz surgir; e, quando operada com fé,
produz repouso e segurança.
Nenhum cristão precisa viver desesperado, afinal, nunca se findarão o efeito e a operação da justiça do Alto.
Se alguém não tem paz, repouso nem segurança, é sinal de que tem impedido que a justiça divina – o ato que
o Altíssimo executou em Jesus na cruz – opere em seu viver. Ao nos substituir, o Filho de Deus pagou o preço
que Seu Pai fez cair sobre Ele, para que levasse nossos pecados e males (Isaías 53.4,5).
A justiça do Todo-Poderoso também é realizada quando, crendo na Palavra do Senhor, reivindicamos a nossa bênção.
Ao repreender o mal que nos ataca, estamos julgando o adversário e exercendo o nosso direito em Cristo.
O simples ato de crer no que aconteceu em nosso favor no Calvário acalma o nosso coração. Porém, aquele que não
exercita seus direitos como filho do Altíssimo vive sem paz. Se uma pessoa conhece o que, segundo as Escrituras, f
oi feito em seu benefício, mas não o reivindica, não tem acesso às dádivas que foram
compradas pelo Senhor com Seu sangue.
A máxima usada no mundo jurídico – de que o direito não socorre quem dorme – vale também para a fé. Então,
se a sua vida está perturbada, não se acomode, mas opere a justiça divina, repreendendo o inimigo, exigindo
que ele saia e crendo que tudo o que você exige em Nome de Jesus lhe é feito. Basta operar a justiça com fé,
para que o repouso e a segurança ocorram em sua vida.
Podemos entender que quem é de Deus não precisa desesperar-se em nenhuma situação. Com uma simples,
mas firme, tomada de posição, ele se livra de todo incômodo, quer seja no corpo, na alma, no espírito, na família,
nas finanças ou em qualquer outra área de seu viver.
O melhor de tudo é que isso durará para sempre. Em qualquer lugar que você estiver e seja quando for, a operação da justiça divina jamais deixará de se cumprir na vida do cristão. Por outro lado, podemos ver a falta de paz e
a ausência de repouso e segurança como sinais de que a justiça do Senhor não está sendo operada.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares